07 setembro 2009

Nos bastidores de uma Editora

Você sabe o que é uma Editora?



Como se realiza o processo de publicação de um livro científico? Assim como você, grande parte da população não tem conhecimento sobre o assunto.


Esta entrevista tem a finalidade de mostrar como é o funcionamento de uma Editora, para isso, conversamos com a Secretária da Editora da Universidade Estadual de Maringá, Vania Cristina Scomparin que nos fala um pouco sobre a Eduem.




* O DIÁRIO FEMININO – O que é uma Editora? Qual a diferença entre a mesma e uma uma Gráfica?

Vania Cristina Scomparin – Uma editora é uma organização que coordena a publicação de obras literárias ou acadêmico/científicas. Ela é responsável pela editoração do livro, isto é, ela faz a revisão textual, a normalização de referências bibliográficas, projeto gráfico e diagramação do texto, o desenho da capa, além da distribuição do livro no mercado livreiro. Existem dois tipos de editoras: a editora comercial e a editora universitária. Uma editora comercial visa em primeiro lugar o lucro, sem garantir uma produção de qualidade. A universitária realiza uma avaliação do mérito científico da obra, sem objetivar diretamente o lucro. E, sim, assegurar a seu público leitor o acesso a uma produção de qualidade. Uma editora universitária corre o risco de publicar livros que nenhuma editora comercial publicaria, mas que são decisivos para o desenvolvimento do saber. A Gráfica é uma empresa contratada para imprimir os exemplares do livro, o costura, coloca a capa e o entrega finalizado para a Editora.


O DIÁRIO FEMININO – Quando foi criada a Editora da Universidade Estadual de Maringá?

Vania Cristina Scomparin: Tudo começou no ano de 1993 com a criação de um programa de editoração científica vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa da UEM. Esse programa foi se desenvolvendo e a cada ano recebia maior número de propostas de publicação. Assim, em 2006 a Eduem se desvinculou da Pró-Reitoria tornando-se um órgão independente.

O DIÁRIO FEMININO - Que tipo de livros e revistas são publicados pela Eduem?

Vania Cristina Scomparin: Como a Eduem é uma editora universitária tem como política editorial publicar livros acadêmico/científicos, técnicos e didáticos, com conteúdo produzido por pesquisadores da UEM e também de outras instituições de nível superior do país. Além dos livros, edita a Revista Acta Scientiarum que tem como objetivo publicar artigos das diversas áreas do conhecimento científico, a revista é subdividida em sete áreas: Agronomia, Zootecnia, Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Saúde, Tecnologia, Ciências Biológicas e Linguagem e Cultura.


O DIÁRIO FEMININO - Como é realizado o processo de publicação de um livro?

Vania Cristina Scomparin: O processo para publicar um livro na Eduem é semelhante ao de qualquer editora universitária. O autor submeterá seus originais à editora, que fará uma avaliação interna de sua pertinência ou não para publicação. O diferencial da editora universitária é que essa avaliação no nosso caso será feita tendo em vista critérios de mérito acadêmico e científico. São também muito bem aceitos trabalhos de divulgação científica de alto nível, que possam ser adotados em cursos de graduação ou como instrumentos auxiliares de aperfeiçoamento para o professor de Ensino Médio. Depois de ser submetido à pareceristas altamente qualificados, o livro proposto à publicação na Eduem ainda precisa passar pela aprovação do Conselho Editorial. Caso aprovado, é publicado. Isso tudo para manter a qualidade da publicação.


O DIÁRIO FEMININO – O que é o Conselho Editorial?

Vania Cristina Scomparin: O Conselho Editorial é formado por professores doutores de diferentes áreas do conhecimento, como por exemplo, educação, psicologia, história, letras, biologia, matemática, etc. Essa diversificação é necessária para que todos os livros que são submetidos à Eduem sejam analisados da melhor forma possível.

O DIÁRIO FEMININO – Quantos livros a Eduem publica anualmente?

Vania Cristina Scomparin: Em 2007 a Editora publicou 28 livros, em 2008 esse número aumentou para 39 e em 2009, até o momento foram publicados 31.



Reportagem pesquisada pelas alunas da 6ª série A sob a orientação da Professora de Produção Textual, Juliana Fernandes. (junanet@materdeinet.com.br).


*O DIÁRIO FEMININO - Nome fictício criado pelas alunas.

Gabriela Scomparin Goularte
Camila Maria Borges