07 setembro 2009

A Vida de uma Pedagoga

Caroline Mari de Oliveira está no 3º Ano de Pedagogia na UEM (Universidade Estadual de Maringá). Ela fala sobre a vida dela como estudande e professora. Fala também como é difícil ser professora nos dias de hoje, por causa da violência entre alunos com os professores.

*Visa – Por que você escolheu pedagogia para ser sua profissão?


Caroline Mari de Oliveira: Porque eu gosto da área da Educação.

Visa – Como é seu relacionamento com os alunos?

Caroline Mari de Oliveira: Um relacionamento bom, de afetividade, porque a afetividade ela é associada a estimulação da inteligência.

Visa- Como é seu dia-a-dia como professora?


Caroline Mari de Oliveira: Meu dia-a-dia é de preparação de aula, dou aula, participação de palestras para o aperfeiçoamento da profissão e um dia bem corrido.

Visa - Você conhece muita gente que não gosta da profissão?


Caroline Mari de Oliveira: Sim. Falam que é mal resumerado, que ensinar os alunos hoje-em-dia é muito complicado, está difícil de lidar com as famílias e alunos e que tem muita violência nas escolas.

Visa – Se você não fosse professora, qual profissão escolheria? Por quê?


Caroline Mari de Oliveira: Psicologia. Porque o que a Piscologia estuda eu acho muito interessante.

Visa – Para você o que é Pedagogia?


Caroline Mari de Oliveira: Pedagogia para mim é ensinar e aprender.

Visa – Você acha que existe alguma ligação entre alunos e família na educação? Por quê?



Caroline Mari de Oliveira: Sim. Porque a família é a base dos alunos, se o aluno não ter uma vida familiar consideravelmente “normal” o aluno apresentará sintomas maléficos para seu desenvolvimento escolar e como pessoa.

Visa – Sua profissão faz bem à você? Por quê?

Caroline Mari de Oliveira: Sim. Porque eu gosto do que eu faço e procuro me dedicar e traçar bons objetivos para que meus alunos possam ter um bom desenvolvimento.

*Visa - nome fictício criado pela aluna.

Entrevista realizada pela aluna Gabrielle Mari de Oliveira da 6ª série A sob a orientação da Professora de Produção Textual, Juliana Fernandes. (junanet@materdeinet.com.br).