07 setembro 2009

Sedentarismo: você pode ser vítima dele!

Hoje em dia, as coisas são muito mais fáceis e práticas como a televisão e o rádio que já possuem controle remoto. Muitas são as vítimas do sedentarismo. Nós da revista VESGA, entrevistamos uma professora de Educação Física formada pela Universidade Estadual de Maringá, atuante há 5 anos e estagiária em doutorado sobre o assunto.


*Revista VESGA: Você conhece algum caso de sedentarismo?

Marisa Morales: Sim, conheço vários casos, inclusive,
O meu marido é sedentário, fica o dia inteiro na televisão. Eu entendo o sedentarismo como uma doença, que pode se espalhar, e todos podem ser vítimas.

Revista VESGA: Você acha que os alimentos de hoje em dia influenciam o sedentarismo?

Marisa Morales: Não só acho como afirmo, os alimentos influenciam bastante o sedentarismo. Como esses alimentos de hoje em dia possuem gorduras, ajudam a pessoa a ficar mais cansada, sem energia para nada. Frutas e verduras possuem vitaminas e minerais essenciais à saúde.

Revista VESGA: Como podemos fugir do sedentarismo?

Marisa Morales: Uma boa dica é consumir alimentos ricos em proteína, ferro e outros nutrientes que ajudam a ter mais energia. Nunca podemos esquecer-nos dos exercícios físicos regulares que ajudam muito na busca da boa saúde.
Revista VESGA: Quais os países mais sedentários do mundo?
Marisa Morales: Os Estados Unidos da América é o país mais sedentário do mundo.

Revista VESGA: Por que esse país chegou a este ponto?

Marisa Morales: Nos Estados Unidos existe uma grande quantidade de pessoas obesas. A causa deste problema são os lanchinhos que eles consumem durante o dia. Na maioria das refeições eles comem frituras e refrigerantes. Eles são o principal alvo do sedentarismo.

Revista VESGA: Por que o sedentarismo é tão preocupante?

Marisa Morales: O sedentarismo preocupa, pois as pessoas querem ter boa saúde e perder peso. Mas muitas vezes o sedentarismo é mais forte. O sedentarismo preocupa principalmente por que pode causar várias doenças como diabetes, hipertensão arterial ou atuar indiretamente na morte súbita.

Revista VESGA: Como podemos definir o sedentarismo?

Marisa Morales: Pode ser definido como falta e/ou ausência de exercícios físicos. Está conhecida como a “Doença do Século” e está associada aos confortos da vida moderna. Pessoas que perdem poucas calorias por dia são consideradas sedentárias.

Revista VESGA: O que o sedentarismo pode causar?

Marisa Morales: Causa a ocorrência de várias doenças, perda de flexibilidade e pode comprometer o funcionamento de alguns órgãos vitais como o coração. O sedentarismo está conseguindo cada vez mais vítimas. Eu sugiro que todos tomem cuidados [...]
*Revista Vesga - Nome fictício criado pela aluna.

Entrevista realizada pelos alunos da 6ª série A sob a orientação da Professora de Produção Textual, Juliana Fernandes. (junanet@materdeinet.com.br).